Antes de começar a ler o material assista a aula abaixo:
Você não imagina o poder que terá se você souber controlar suas emoções. A PNL (Programação Neuro Linguística), desenvolveu diversas técnicas de reprogramar sua mente, para que você seja capaz de fazer novas sinapses (conexões nervosas) e com isso transformar seus sentimentos, transcendendo o possível para o real, o imaginário para o aqui e agora concretizado.
O que são âncoras (pnl)?
São verdadeiros “botões poderosos” Âncoras Motivadoras do cérebro. Segundo Pavlov, a âncora oferece uma relação estímulo-resposta, ou ainda uma causa e efeito. Uma âncora, em psicologia, é algo que leva você a determinado estado emocional. Sabe quando você escuta uma música e lembra de determinada situação? Ou quando sente um perfume e lembra de alguém? Geralmente elas são criadas inconscientemente.
Como uma âncora é criada?
Uma âncora é criada quando se está em um estado emocional alterado e então algo bem específico acontece. Por exemplo: digamos que você acabou de receber uma notícia de que passou em uma prova tão esperada e logo em seguida, toca uma música no rádio do carro e isso te emociona ainda mais. Muito provavelmente, toda vez que ouvir esta música, sentirá a emoção da vitória e da conquista.
Como criar uma âncora (pnl) Motivadora?
Para que você consiga criar uma âncora fortalecedora e que consequentemente te gere emoções positivas, precisa seguir estes passos:
- Entrar em um estado emocional que deseja. Exemplo: Quero sentir a emoção da conquista. Lembre-se de um momento em que viveu uma conquista (feche os olhos, lembre desse momento em detalhes, cores, imagens, brilho, ouça o que estava ouvindo e sinta o sabor da vitória).
- Entrou no clima? agora faça algo específico no mesmo instante ou seja, coloque uma música, aperte um dedo como se fosse um botão imaginário, toque uma parte do seu corpo, imaginado que tenha um botão e que toda vez que for tocado, ativará essa emoção.
- Faça isso repetidas vezes para calibrar (dar o comando para seu cérebro que toda vez que tocar aquele ponto, ativará essa sensação, emoção).
Integre seu lado sombra a sua luz.
Somente na tridimensionalidade (3D) onde estamos, enxergamos o mundo de forma dual, quando na realidade, trata-se da mesma coisa em polaridades diferentes. Luz e Sombra é o que nós somos (partes do mesmo Ser). O bem e mal simplesmente não existem.
“Partes” do Cérebro humano
Somente na tridimensionalidade (3D) onde estamos, enxergamos o mundo de forma dual, quando na realidade, trata-se da mesma coisa em polaridades diferentes. Luz e Sombra é o que nós somos (partes do mesmo Ser). O bem e mal simplesmente não existem.
“Partes” do Cérebro humano
Se você olhar um cérebro humano, verá que não tem divisões, que o conceito “partes”, é uma forma metafórica de falar do funcionamento do cérebro. Não existem divisões nas pessoas, as “partes” correspondem a circuitos neurológicos autônomos, responsáveis por grupos específicos de atividades.
E o nossa “parte” luz e sombra?
Este conceito de “parte” é algo antigo. Na psicologia, Freud, Fritz Perls entre outros, já utilizam este termo para descrever as sub-personalidades humanas e na PNL (programação neuro linguística), Virgínia Satir, fala das múltiplas partes onde cada uma possui um propósito de governar nossos pensamentos e ações.
Falta de controle de alguma “parte”
Algumas “partes” nossas, tornam-se desconectas com o TODO (NÓS) e continuam atuando sem ter necessidade. Exemplo: uma atitude/comportamento que você possui, que sabe que é ruim, mas não consegue controlá-lo. Um fumante que iniciou com 14 anos (para se sentir independente), aos 40 continua com o mesmo comportamento, mesmo sem ter a necessidade de se sentir independente.
Luz e Sombra – “aplicativos” a serem instalados e desinstalados
Gratidão por estar por aqui, beijos de luz e namastê!
Paula Cabral