Os arquétipos tem o poder de influenciar nossas mentes de maneira oculta e subliminar, exatamente porque ele atua em nosso inconsciente em nossas emoções e como consequência nossas ações. Caso você não saiba o que é ARQUÉTIPO, CLIQUE AQUI.
Os arquétipos no Marketing
Os arquétipos são poderosos para induzir o marketing /vendas e possuem o mesmo mecanismo de funcionamento dos gatilhos mentais e das técnicas da persuasão, pois todos eles atuam no inconsciente, despertando certas emoções e, consequentemente ações por parte de quem as recebe. Os arquétipos podem ser apresentado em forma de:
- Imagens;
- Símbolos;
- Sons;
- Cheiros;
- Comportamentos.
Caso um produto seja associado a um arquétipo, quem recebe o estímulo automaticamente fará a conexão entre os dois, o que é chamado de neuroassociação. Toda informação contida naquele arquétipo será transferida para o produto, seja isso intencional ou não.
A fórmula de associação entre arquétipos e produtos funciona não só para induzir desejos de consumo, mas também são utilizados para induzir comportamentos nas mais diversas áreas como:
- Propaganda de produtos e serviços;
- Treinamento de pessoas;
- Análise de perfil comportamental;
- Entretenimento;
- Construção de marcas.
Conhecer um pouco mais sobre os arquétipos pode ajudar você a:
- Descobrir o que motiva as pessoas a agirem e comprarem;
- Como engajar consumidores com a sua marca;
- Como transformar consumidores em fãs;
- etc.
As mensagens subliminares
Há muito tempo são usadas mensagens subliminares em desenhos, propagandas, filmes, séries e novelas, com objetivo de induzir o expectador a uma compra ou a um determinado comportamento.
Você pode até não perceber, enquanto assiste ao jogo no domingo à tarde, você está recebendo estímulos e associações nada casuais o tempo todo. Quando seu time faz um gol e as câmeras da TV filmam a comemoração e a alegria do momento. No fundo da imagem, você vê banners das marcas, que estão nas laterais do campo. Automaticamente, seu inconsciente registra o sentimento de alegria trazido pelo momento do gol e da comemoração com com a marca que está sendo exibida.
Esse tipo de ação funciona muito melhor para influenciar o comportamento do consumidor quando essas estratégias de marketing não são percebidas claramente pelo público. Se forem estímulos visuais, (nosso sentido mais aguçado) ou auditivos, funcionam ainda melhor. Os sentidos mais fortes são (visual, auditivo e o cinestésico).
Estudo Universidade de Duke -Canadá. 2008
Um estudo feito pela Universidade Duke no Canadá, mostraram que uma exposição de apenas 30 milssegundos do logo da Apple, fez com que as pessoas participantes tivessem ideias mais criativas do que aquelas que foram expostas ao logo da IBM. Justamente porque a Apple é conhecida por seus produtos disruptivos e está associada ao arquétipo do Criador. Através desse estudo é possível identificar claramente o arquétipo associado a cada uma dessas marcas e como eles estão fortemente presentes no inconsciente coletivo e influenciando suas ações.
O poder dos arquétipos de gerar ações
Os arquétipos são tão eficazes e geram tantas ações, pois somos expostos a determinados símbolos e com isso alguns neurotransmissores e hormônios específicos são produzidos, gerando emoções e sentimentos que não estão em nosso total controle.
A reação que ocorre em nosso organismo não acontece em apenas uma interação com um arquétipo. De acordo com Dr Eric J. Nestler, diretor do Friedman Brain Institute, em Nova York, é preciso usar a repetição para provocar os estímulos. Por esse motivo que as pessoas precisam, em média, ver um anúncio 6 vezes ou ter vários pontos de contato com uma marca ou produto. Um arquétipo não levará ninguém a tomar uma decisão ou agir com uma única exposição a ele.
Além disso, nem todo arquétipo irá produzir uma reação positiva ou gerar o desejo de compra. Os arquétipos podem ser usados de forma positiva ou negativa e estão presentes nas mais diversas aplicações cotidianas.