ONDAS CEREBRAIS – Como funcionam?

Você sabia que nosso cérebro é elétrico? Existem 5 tipos de ondas cerebrais que trabalham quase como notas musicais. Umas agem em baixa frequência, outras em uma frequência mais elevada. No entanto, em conjunto são capazes de formar uma sintonia harmônica na qual os pensamentos, as emoções e as sensações podem alcançar um equilíbrio perfeito, com o qual sentimos estar mais equilibrados e receptivos a tudo o que nos rodeia. Qual a importância do cérebro para a cocriação do nosso mundo de sonhos?

Os tipos de ondas cerebrais

Ondas Delta (1 a 4 Hz):

São aquelas que têm uma maior amplitude de onda e estão relacionadas com o sono profundo (mas sem sonhos).  Este tipo de onda se relaciona, sobretudo, com as atividades corporais inconscientes: regulação do ritmo cardíaco, digestão, respiração etc. Um nível adequado de ondas Delta favorece o sistema imunológico, do descanso e da capacidade de aprender. Quando maior a porcentagem de ondas delta no cérebro, mais profundo é o sono. Em estados meditativos praticamente não há ondas delta, apenas em praticantes extremamente experientes, principalmente por ser incrivelmente difícil manter-se consciente estando em delta (Siever, 1999).

Ondas Theta (4 a 7 Hz)

Costumam ser registradas quando o paciente tem a atividade cerebral reduzida, quase chegando a dormir. Está relacionado, com as capacidades imaginativas, como a reflexão e o sono. As ondas Theta costumam mostrar uma elevada atividade quando experimentamos emoções muito profundas. Um nível adequado de ondas Delta favorece a criatividade, a conexão emocional e, inclusive, a intuição. sua ocorrência está associada a estados hipnóticos, emoções, durante os sonhos e no sono REM. Estudos mostram que essas ondas estão relacionadas com a memória de curto-prazo. Estes mostram que tais ondas ficam presentes quando o indivíduo está guardando informações, mantendo a “atualização” do cérebro constante (Lisman e Idiart, 1995)

Ondas Alfa (7 a 13 Hz)

Indicam um estado de relaxamento e diminuição da ansiedade. Surgem no crepúsculo intermediário onde existe a calma, mas não o sono, onde há relaxamento e um estado favorável para meditar.  É o estado de consciência mais afetado pela publicidade realizada durante as últimas décadas. Durante este estado, a atividade cortical ocorre em áreas do cérebro que não estão focadas em um estímulo sensorial, ou seja, caso um estímulo visual esteja presente as regiões referentes aos estímulos táteis e sonoros vão sofrer um aumento da atividade alpha. Outro casos de aumento do nível alpha é enquanto ocorre a busca de informações no cérebro, como quando uma pessoa tenta memorizar uma lista de palavras (Ward, 2003).

Ondas Beta (13 a 30 Hz)

Acordado em alerta. Estamos no espectro das frequências mais altas que surgem como resultado de uma atividade neuronal intensa. Um nível ótimo dessas ondas ajuda a estarmos muito mais receptivos, concentrados, a melhorar inclusive nossa capacidade para resolver problemas. Estas frequências, porém, não se apresentam sozinhas, elas geralmente coexistem com outras frequências, principalmente com as ondas gamma. Geralmente o estado beta é associado a emoções fortes como medo, raiva, ansiedade, alerta, atenção seletiva, concentração e antecipação. Outros estudos mostram que estas ondas estão presentes em grande quantidade quando é necessário desenvolver soluções matemáticas para problemas (Lindsley, 1952).

Ondas Gama (30 a 70 Hz)

Os neurologistas estão começando a descobrir mais dados sobre este tipo de onda, mas até pouco tempo atrás sabia-se muito pouco a respeito delas. As ondas gamma estão presentes o tempo todo na mente humana, mesmo quando estamos dormindo. As ondas gammas também tem sido objeto de estudos recentes, com relação a seus efeitos na meditação. Um desses estudos demonstrou que a sensação de amor e gentileza, atingida pelos praticantes de meditação Budista, não passa de um auto-indução de ondas gammas de alta amplitude com perfeita sincronização entre elas. Este estado alcançado pela meditação é expressado como um estado de amor profundo por todos os seres (Lutz, 2004).  Na figura abaixo podemos observar o formato da uma onda gamma.

Estudos:

Hans Berger (1873 -1941)

As ondas cerebrais vêm sendo estudadas desde 1930, quando Hans Berger (neurocientista) inventou o EEG (eletroencefalograma) com o objetivo de monitorar a variação elétrica na superfície do crânio humano (Waechter, 2002). Essa invenção permitiu que uma nova linha de pesquisa surgisse, a analise das ondas cerebrais, chamada de neurofeedback. As pesquisas em neurofeedback com o auxilio do EEG nomearam as frequências básicas de funcionamento do cérebro.

As oscilações observadas com o uso dos EEG refletem a atividade do córtex, que é uma das partes mais desenvolvidas do cérebro por ser rico em neurônios. Diz-se que sem o córtex não existiriam a razão, emoções e até a memória. Por isso o córtex é responsável por todo o desenvolvimento criativo do cérebro e é como se fosse o processador, se comparado com um computador.

Sincronia Cerebral – Cocriação do seu mundo de sonhos.

José Roberto Marques, Coach especialista, diz que:

“O nosso cérebro é surpreendente, pois através de suas infinitas células nervosas incumbidas da responsabilidade de transmitir impulsos, emoções ele nos conecta com o mundo e com as outras pessoas. Assim como os demais músculos que temos em nosso corpo, o nosso cérebro também se desenvolve, cresce, fica forte, e em contrapartida ele também pode definhar, ficar fraco até parar de funcionar”.

Atividades de interação social contribuem ricamente no desenvolvimento das nossas habilidades cognitivas. As relações interpessoais são de total importância para o ser humano, manter conexão com o outro, trocar experiências é saudável ao seu cérebro.

Assim como o autoconhecimento. Conhecer a si mesmo, silenciar sua mente algumas vezes ao dia, (sair do automático), parar, prestar atenção na sua respiração e se conectar consigo mesmo, exercita e oxigena seus cérebro, permite realizar novas conexões nervosas (sinapses), melhora seu potencial criativo. Faça isso pelo menos duas vezes ao dia para começar.

A sincronia cerebral nada mais é que o resultado da atenção focada, de ouvir na essência e de suspender todo julgamento. Ouça seus pensamentos e não discuta com eles nem os julgue, preste atenção em quais crenças limitantes você precisa substituir agora por crenças fortalecedoras, para que te elevem a tua vida de sonhos.

Faça isso e todos os seus relacionamentos em qualquer nível irão sem dúvida prosperar e te conectar com quem você realmente foi criado para ser.

Gratidão por estar aqui!

Paula Cabral

Conheça as Frequências de Solfeggio

Aprenda com a PNL (Programação Neuro Linguística)

Fontes:

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/sincronia-cerebral-em-sessoes-de-coaching/

Paula Cabral

Olá Sou a Paula Cabral fundadora da Quantic Despert, gratidão por estar aqui!

Deixe um comentário